Start


Oi pessoal, como vai?

A dica de hoje vai para criação de sala de reunião via powershell, apenas para lembrar, qualquer criação de e-mail, grupo, sala de reunião, equipamento, etc.. é possível automatizar através de arquivos (CSV) mesclado com o comando Import-Csv, normalmente utilizado quando existe um número grande de salas para criar.

Vamos lá:

1. Passo: Conecte no Tenant com o usuário Global Admin

$windows8dicas= Get-Credential <ENTER>

Connect-MsolService -Credential $windows8dicas <ENTER>

$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange –ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $windows8dicas -Authentication Basic -AllowRedirection <ENTER>

Import-PSSession $Session <ENTER>

 

 

2. Passo: Digite o comando abaixo:

New-Mailbox –Name  Win8dicas –Room –PrimarySmtpAddress windows8@windows8dicas.com.br <ENTER>

 image

Comando executado com sucesso.

image

Parametros:

-Name: Neste parametro identifica o nome da sala de reunião

-Room: Identifica que é Mailbox é do tipo Room (Sala de reunião)

-PrimarySmtpAddress:  Identifica o e-mail principal da sala de reunião, salientando que é possivel adicionar apenas dominios que sejam habilitados no Tenant da sua organização, para ver quais são os dominios, a partir do powershell digite “Get-MsolDomain”.

Para criar um recurso de equipamento, por exemplo, a empresa quer controlar a agenda do projetor, ou aquele notebook para uma reunião/apresentação, troque o parametro Room por Equipment, ficando da seguinte forma:

 

New-Mailbox –Name  Win8dicas –Equipment –PrimarySmtpAddress windows8@windows8dicas.com.br

Você pode também criar uma sala através do EAC (Exchange Admin Center), através da opção Destinatários > Recursos.

 

Até mais,

Erick Albuquerque